A hortelã é fácil de ser encontrada em mercados, feiras e até em terrenos baldios. Suas propriedades medicinais são bem difundidas e suas propriedades mágicas vão desde facilitar a concentração até um detox energético.
Esta erva se dá muito bem em hortas e vasos, desde que não divida espaço com outras plantas: suas raízes são espaçosas e ao crescerem, ocupam todo o local e puxam para si todos os nutrientes, acabando por secar as plantas vizinhas.
Seu cultivo é fácil. Necessita de sol pleno (4 a 6 horas de sol por dia), solo úmido com boa drenagem, suporta calor e frio, mas não tolera muito vento. Depois de cerca de 1 mês de plantio, já pode-se colher algumas folhas.
Um vaso ou canteiro de hortelã serve também como repelente natural.
Propriedades mágicas
A hortelã é uma erva masculina associada ao fogo, e tem por tradição fortes propriedades de cura, purificação, calmantes e de centramento.
Para purificar um objeto ou local, faça uma defumação com hortelã e manjericão ou esfregue essas duas ervas. Esta combinação costuma ser muito eficaz para a purificação de altares e de objetos comprados em feiras de antiguidades.
Coloque um ramo de hortelã dentro da fronha do travesseiro para garantir uma noite de sono tranquila. Acrescente um punhado de camomila para que o sono seja mais profundo.
Quando precisar de mais segurança para uma prova ou falar em público, faça uma chá de hortelã e abafe com uma sodalita por meia hora. Retire o cristal e beba a infusão.
Esfregue um pouquinho de óleo de hortelã (natural, para evitar alergias) na garganta, quando o objetivo for mais clareza na fala.
Tome um banho de hortelã com alecrim quando precisar fazer um “detox energético”.