Índice

1 Quem foi São Patrício?

2 Oração Couraça de São Patrício

3 Quando é comemorado o dia de São Patrício?

4 Símbolos e mitos de São Patrício

 

Quem foi São Patrício?

Nascido entre 373 e 390 dC., não se sabe ao certo a data, em uma Vila entre a Escócia e Inglaterra, é o padroeiro da Irlanda.

Sua história envolve mitos e lendas, figuras e símbolos cristãos e pagãos.

Seu pai era cristão, oficial do exército romano-britânico e diácono na igreja (um cargo no clero formado por 3 graus de sacramento na ordem sacerdotal) sendo um auxiliar dos bispos e presbíteros, e seu avô era padre (nesse período era permitido que padres se casassem).

Somente na adolescência surgiu o interesse para os estudos religiosos.

Aos 16 anos, raptado por piratas irlandeses e vendido como escravo. 

Já na Irlanda, realizou trabalhos forçados em meio a pagãos, tentou por algumas vezes fugir, sua fé era tanta que acreditava que todos esses acontecimentos tinham por objetivos, punição por ter se afastado da fé e aproximá-lo de Deus, preparando-o para uma missão maior.

Quando finalmente conseguiu fugir, foi para Grã-Bretanha e, depois, para França, lugar em que conseguiu viver e estudar em vários mosteiros, sempre alimentava em seu coração o desejo de anunciar o Evangelho aos pagãos.

Após anos de preparo, conseguiu retornar à Irlanda com a benção do Papa  Celestino I, visando catequizar o povo Celta.

Jamais utilizou de força e violência, ao contrário do que acontecia no restante da Europa, onde a fé católica era imposta através da força e violência pelo Império Romano.

Obviamente, sua trajetória não foi fácil, em seu tão ousado objetivo, foi preso por diversas vezes, porém usou de inteligência, envolvendo-se com os Druidas, que eram os sacerdotes, filósofos aplicadores da lei e figuras de autoridade para os povos pagãos,  conseguindo incorporar gradualmente elementos da fé cristã aos costumes pagãos e na cultural local.

O trevo de 3 folhas, foi utilizado por ele para exemplificar a Santíssima Trindade, o conceito de trindade  já existia na cultura celta, mas com a representação de corpo, alma e mente que ele adaptou para pai, filho e espírito santo.

Há muitos mitos incríveis a respeito dos feitos de São Patrício, que de escravo, tornou-se padroeiro da Irlanda, sendo muito amado e reverenciado.

Sua função como missionário e evangelizador da fé cristã, foi muito importante e bem sucedida, fundou vários mosteiros, batizando muitas pessoas por onde passava e fez com que a Irlanda fosse  uma importante “exportadora” de evangelizadores que dali partiam para espalhar a mensagem do evangelho.

A oração da Couraça de São Patrício é tida como uma "armadura divina", uma oração muito poderosa com objetivo de proteger-se dos inimigos.

Oração Couraça de São Patrício

Hoje me levanto com poderosa força e invoco à Santíssima Trindade com trinitária fé professando a unidade do Criador e da criatura.

Hoje me levanto com a força do nascimento de Cristo, com a graça do seu batismo, com a força de sua crucificação e morte, com a força de sua ressurreição e ascensão, com a força de seu retorno no dia do juízo.

Hoje me levanto com a força do amor do Querubim, obediente aos anjos, a serviço dos arcanjos, na esperança da ressurreição para encontrar consolo com as orações dos patriarcas, as predições dos profetas, os ensinamentos dos apóstolos, a fé dos confessores, a inocência das santas virgens, os feitos dos homens de bem.

Hoje me levanto com a força dos céus: a luz do sol, o brilho da lua, o esplendor do fogo, a velocidade do trovão, a rapidez do vento, a profundidade dos mares, a permanência da terra, a firmeza da rocha.

Hoje me levanto com a força de Deus que me guia: sua grandeza que me apoia, sua sabedoria que me guia, seu olho que me cuida, seu ouvido que me escuta, sua palavra que me fala, sua mão que me defende, seu caminho para segui-lo, seu escudo para proteger-me, sua Eucaristia para livrar-me das armadilhas do demônio, da tentação dos vícios, daqueles que me desejam o mal, longe ou perto, só ou acompanhado.

Invoco hoje estes poderes para que se levantem entre mim e estes males, contra todos e cruéis infames poderes que desejam o mal, para meu corpo, contra as invocações dos falsos profetas, contra as nefastas leis da pagania, contra as falsas leis da heresia, contra as artes da idolatria, contra os feitiços das bruxas, quiromantes e feiticeiros, contra todo conhecimento que corrompe o corpo e a alma.

Cristo que me protege hoje contra o veneno, contra o fogo, contra morrer afogado, contra ser ferido, para que assim venha a mim abundante consolo.

Cristo comigo,

Cristo à minha frente,

Cristo atrás de mim,

Cristo em mim,

Cristo abaixo de mim,

Cristo sobre mim,

Cristo à minha direita,

Cristo à minha esquerda,

Cristo quando me deito,

Cristo quando me sento,

Cristo quando me levanto,

Cristo no coração de todo homem que pensa em mim,

Cristo na boca de quem fale de mim,

Cristo em todo olho que me vê,

Cristo em todo ouvido que me ouve.

Hoje me levanto com poderosa força e invoco à Santíssima Trindade com trinitária fé professando a unidade do Criador e da criatura.

Amém.

Quando é comemorado o dia de São Patrício?

Dia de São Patrício é comemorado em 17 de março, pois acreditam que seja a data de sua morte, mas não há certeza sobre se essa é a data de sua morte.

Seu nome verdadeiro não é Patrick, mas Maewyn Succat mudou o nome de nascimento para um nome cristão, após o início de sua caminhada cristã.

Símbolos e mitos de São Patrício

  • Expulsou todas as cobras da Irlanda: na Ilha irlandesa não existe nenhuma espécie desse réptil, geralmente encontramos imagens do santo rodeado por cobras e as esmagando com seu cajado, essa lenda é o simbolismo sobre o processo de evangelização que ele desenvolveu na Irlanda, expulsando de lá o paganismo representado pelas cobras esmagadas com seu cajado.

  • Fogo mágico: era comum os rituais pagãos  que comemoravam os ciclos das plantações e colheitas, marcada pelas estações do ano.O festival de Beltane, é a festa da primavera, mas que originalmente marcava o início do verão, onde a luz triunfa sobre as trevas, símbolo de renascimento, era tradição que o rei acendesse uma fogueira e o fogo serviria para acender todas as fogueiras pelo país. Dizem que  São Patrício acendeu a fogueira antes do rei, e ninguém conseguiu apagar, pois, sua fogueira tinha poderes mágicos.

  • Trevo: foi inicialmente utilizado por São Patrício como uma simbologia da Santíssima Trindade, sendo depois associado ao nacionalismo do povo irlandês. Era uma folha considerada sagrada pelos antigos celtas.

  • Cor verde: está diretamente relacionada com o uso do trevo como símbolo da Irlanda, outra explicação é sobre a coloração da Irlanda, também chamada Ilha Esmeralda.

  • Cruz celta: criação de São Patrício, que para converter celtas irlandeses em cristãos, uniu a tradicional cruz solar (símbolo importante para o povo Celta) com a cruz cristã.

  • Leprechaun ou duende: criatura semelhante a um pequeno homem, que pertence à cultura céltica e se tornou símbolo da Irlanda e suas tradições, ele é protetor do pote de ouro que fica no final do arco-íris, a lenda diz que para chegar ao pote, primeiro é preciso capturar um leprechaun (tarefa impossível).

A festa não foi criada na Irlanda, porém o dia de São Patrício é feriado nacional lá, este é o único dia em que é permitido consumir cerveja nas ruas.

A primeira comemoração aconteceu nos Estados Unidos da América em 1601. Atualmente a festa é comemorada, com desfiles, músicas irlandesas, muita cerveja e vestes verdes e o principal, muita alegria.

Equipe Arcanus Consultores

 

Fontes:

https://www.calendarr.com/brasil/dia-de-sao-patricio/

https://www.edublin.com.br/sao-patricio/

https://cruzterrasanta.com.br/historia-de-sao-patricio/365/102/

https://brasilescola.uol.com.br/biografia/sao-patricio.htm

 

Nossos Serviços

Para Quem Busca Autoconhecimento e Métodos Complementares e Alternativos Para Melhoria do Ser

Faça sua consulta aos Oráculos, com Tarólogos, Sensitivas, Ciganas, Numerólogos e muito mais, de onde estiver. CADASTRE-SE

CLIQUE AQUI

Depoimento dos Clientes

Bom dia

Cabila

Amei, muito bom, voltarei mais vezes????

Marko

otimo

IDUNNA

Não muito detalhista..

MediumAlba

A única questão que levantaria é que aparece no chat como se o profissional tivesse digitando, mas na realidade não está. E acabamos perdendo tempo com isso.

Maggy

Consultei com a Sarita uma pessoa muito agradavel e dinamica. Cada palavra tinha uma vibração incrivil que resoava muita paz e sabedoria. Em BREVE COM CERTEZA PASSAREI CIMELA. Que Deus Abençõe seu Dom

Sarita

Perfeito,direito e educadissimo

Marko

Gostei da consulta????

Sarita

Gratidao

Marko

Ameiiii...s2

Sarita

Chat foi interrompido, mas consegui chamar na sequência, análise da Sarita, trouxe paz e animo novo para meu caminho. Não há como não amar.

Sarita

Sarita é maravilhosa, domina a leitura como poucos, direta e muito clara nas observações e orientações, vale cada minuto.

Sarita

Ela é realmente muito PRECISA! GRATIDÃO que você tenha muito sucesso, E desculpe pelo post anterior é que não havia conseguido conectar , deu erro pelo sistema e depois por minha parte

Maggy

Desculpe mas as duas pessoas que tentei falar gastou um pouco do meu crédito e não vi resposta nada, estou muito chateada

Maggy

a sarita é muito paciente e assertiva. pena o tempo ter acabado

Sarita

Ela é ótima, sempre me ajuda muito. É realista, rápida e objetiva. Sou cliente!

Maggy

Magali é muito profunda nas questões e acertiva, me ajudou com suas palavras. Me ajudou a perceber algo que eu não via antes. Muito boa.

Magali

Victorine me surpreendeu, ela foi bem acertiva quanto ao momento presente

Victorine

Muito boa !! Recomendo!

Maggy

Muito clara e direta. Gostei muito.

Maggy

Maravilhosa! Foi direto ao ponto e respondeu exatamente o que eu precisava ouvir, da melhor maneira possível. Muito obrigada pelo conselho!

Luna

Uma das melhores!

Maggy

Péssimo não fala nada com nada foi péssima a consulta ensinou que meu marido está me traindo que ele está perto de outra ????????????????????

Marko

Bem assertiva, e direta, não enrola com as respostas.

Luna

Foi bem coerente sobre minha personalidade e meu momento atual!

Daniela

Muito querida, voltarei para passar com ela novamente.????

Luna

Objetiva

MediumAlba

Maravilhoso

Marko

Apesar da conexão péssima, foi de grande ajuda. Explicou tudo direitinho ♥️ amei.

Marko

Explica tudo com riqueza de detalhes. Amei ????

Maggy

Precisava de mais tempo Pra esckarecer melhor De qq forma Obrigada Foi o melhor dis atendimentos de hoje Clncluido

Marko

Demora muito a responder O tempo acaba e nao diz praticamente nada

CiganaEva

Impossível não amar uma leitura de Runas com a Surya, Domínio total e muito conhecimento.

Surya

Muito boa e acertiva.

Urania

Muito objetivo e acertivo.

Marko

Muito acertivo

Marko

Nossa!!! Sensacional, Amei...

Surya

Surya foi maravilhosa, sabia já de algumas situações da minha vida por conta de uma análise que fiz com outro oraculista de outro lugar e ela simplesmente falou exatamente as mesmas coisas... Muita competência e sensibilidade para ler as Runas, possui o

Surya

Muito acertivo! Ele acerta todas

Marko

Elói , me tranquilizou muito com sua leitura e dicas, analisou meu momento com maestria , mostrou pontos para serem trabalhados e disse coisas que fizeram muito sentido ao aliar com analises realizadas anteriormente, um Profissional muito habilidoso

Eloi

Achei objetivo,pois esgotou o assunto e não deixou nada pendente

Marko

acerta

Cabila

Amei

BiadeOxum

Otimo

ViviSouza

Ela é nota 10000 acerta tudo

AGNES

Uma mulher porreta ! Ela acertou tudo

BiadeOxum

Maravilhosa direta ótima !

Iris

Gente ! Que tarologa incrível ???? uma energia tão mas tão grande ! Realmente é muita honra poder encontrar seres de tanta luz como ela ! É uma excelente médium !???? gratidão pela consulta ????????????????

Cabila

Maravilhoso ❤️❤️❤️

Marko

Maravilhosa

AGNES

Arcanus usa cookies em seu site. Eles são utilizados para coletar informações a fim de melhorar sua experiência em nossa plataforma. Você quer saber mais sobre o que são cookies? Acesse nossa Política de Privacidade! Lembrando então que ao continuar a usar este site sem alterar suas configurações, você concorda com o uso de cookies.