O ano novo Astrológico começa no dia 20 de março.
Índice
1 Porque o Ano Novo Astrológico começa em 20 de março?
3 Qual é a duração do Ano Solar?
4 Quando começa do Ano Novo Astrológico de 2022 a 2029?
5 Início do Ano em Março historicamente
Porque o Ano Novo Astrológico começa em 20 de março?
Lembrando que a astrologia como estudo da observação do céu, não foi concebida aqui do hemisfério sul, mas sim no hemisfério Norte, local onde o sol começa seu caminho pelo signo de Áries dando início a primavera.
Áries é o primeiro signo da roda zodiacal, é tido como a semente, o reinício de um ciclo com duração de 12 meses, o desabrochar, o despertar da natureza depois do repouso do inverno.
Mesmo o ariano nascido no hemisfério sul, traz as características primordiais atribuídas ao signo de Áries, que estão relacionadas à passagem do sol por este local celeste. Foi observado no passado, que essas pessoas traziam peculiaridades próprias do momento que o sol transitava por esse local celeste, como se fossem frutas da estação.
Esta data é marcada pelo equinócio de outono no hemisfério Sul e de primavera no hemisfério Norte.
Alegoria do livro “Os nódulos lunares - Astrologia cármica vol.I de Martin Shulman”:
“(...) E era manhã quando Deus parou diante de suas doze crianças e em cada uma delas plantou a semente da vida humana. Uma por uma, dirigiram-se a Ele para receber sua dádiva.
Para você, Áries, dou Minha primeira semente, a qual você terá a honra de plantar.
E, para cada semente plantada, um milhão de novas sementes se multiplicarão em suas mãos. Você não terá tempo para vê-las crescerem, pois, tudo que plantar criará mais sementes para serem plantadas. Você será o primeiro a penetrar no solo da mente dos homens com Minha Idéia. Mas não é seu trabalho alimentar a Idéia nem questioná-la. Sua vida é ação e a única ação que atribuo a você é começar a tornar os homens cientes de Minha Criação. Para que seja um bom trabalho te dou a virtude do auto-respeito."
Em silêncio, Áries voltou a seu lugar.”
O que é Equinócio?
Crédito imagem:https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Equinoxes-solstice-PT.svg
O termo equinócio tem origem na junção dos termos latinos aequus (igual) e nox (noite) utilizado para nomear o momento exato que marca o início da Primavera ou do Outono (conforme o hemisfério), onde o dia e a noite têm uma duração igual, 12 horas de claridade 12 horas de escuridão.
Essa é uma situação de equilíbrio em que teremos neste dia 12 horas de escuridão e 12 horas de claridade.
Quanto mais próximo da linha do Equador, mais equilibrado é esse tempo de duração do dia e da noite, vale lembrar que esse é o ápice, a partir do início do equinócio, o movimento terrestre terá uma evolução gradual durante 3 meses, até o início da próxima estação, chamada de solstício de inverno ou verão, conforme o hemisfério.
Você sabia que os inícios das estações do ano são determinados por localizações celestes?
Sim, é isso mesmo, o outono tem início quando o sol está a 0° grau do signo de Áries no hemisfério sul, onde está localizado o Brasil, já no hemisfério norte é o início da primavera.
O inverno tem início quando o sol está em 0° grau do signo Câncer no hemisfério sul, e no mesmo instante é início do verão no hemisfério norte. Como dito anteriormente, este momento chamamos solstício, o que indica que em um determinado ponto do globo os dias serão mais longos e no outro ponto as noites serão mais longas.
Reparem quando nos telejornais, os jornalistas informam o dia e a hora do início de determinada estação. Esse horário é correspondente a posição do sol em relação a um signo específico.
Então vamos lá, aqui no Brasil, Hemisfério sul temos:
Outono 0º grau de Áries mês de março.
Inverno 0° grau de Câncer mês de junho.
Primavera 0° grau de Libra mês de setembro.
Verão 0° grau de Capricórnio mês de dezembro.
Porém, esse momento não é igual em todos os anos, há uma variação de horas, levando a uma pequena confusão. A pessoa tem a certeza de ser de determinado signo e, ao fazer a análise do mapa natal, a pessoa descobre que, na verdade, o seu signo é outro.
A partir de hoje, nunca mais quando ouvir no telejornal a informação sobre o início de uma estação esquecerá dessa informação.
Qual é a duração do Ano Solar?
O ano solar, conhecido também como ano trópico ou tropical, se refere ao tempo que o Sol, do ponto de vista da Terra, leva para dar uma volta inteira na eclíptica celeste.
O tempo total para que o Sol completar essa volta, tem a duração 365 dias 5 horas 48 minutos e 48 segundos, por esse motivo, a cada 4 anos temos o ano bissexto com um dia a mais, mas no que isso influencia? Exerce influência no dia que as estações iniciam.
Quando começa do Ano Novo Astrológico de 2022 a 2029?
Início do Ano em Março historicamente
No primeiro calendário Romano, o ano era composto por 304 dias distribuídos por 10 meses. O nome Março vem de Martius, dado ao 1.º mês do ano, era uma homenagem ao deus da guerra, Marte, que também é o Planeta regente do signo de Áries, até o 4.º mês foram dados nomes de deuses e a partir do 5.º mês referência numérica.
Os próximos meses respectivamente:
Aprilis = Abril, dedicado a Apolo
Maius = Maio, dedicado a Júpiter
Junios = Junho, dedicado a Juno
Quintilis = quinto mês
Sextilis = sexto mês
September = sétimo mês
October = oitavo mês
November = nono mês
December = décimo mês
Esse calendário, tinha um problema, não respeitava nenhum ciclo, nem o solar, nem o lunar, foi quando criaram o calendário de Rômulo, reformulado por Numa Pompílio, onde realizaram alguns ajustes, neste o ano já possui 12 meses, o mês que iniciava o ano fiscal, era Januarius em homenagem a Janius, e o mês que finalizava o ano era Februarius em homenagem a Fébruo deus da morte.
Existia uma necessidade de estabelecer um calendário luni-solar, por isso, mais alterações foram feitas até chegarem ao calendário mais próximo ao que utilizamos atualmente, esse foi o calendário Juliano.
Em 45 A.C. foi criado por Júlio César que chamou o astrônomo Socígenes para criar o Calendário Juliano que respeitava o calendário solar e corrigir os erros e confusão causados pelos calendários anteriores na marcação do tempo, porém a cada 128 anos atrasava 1 ano, o que interferiu na marcação dos solstícios inverno/verão e equinócios outono/primavera, momentos importantes para determinação do ciclo de preparo da terra, plantio e colheita.
No calendário Juliano fevereiro passou a ser o 2.º mês, muitas adaptações foram realizadas, como alteração do mês Quintilis, que nesse momento já era o 7.º mês, para Julho em homenagem a Julio César e Sextilis, que era o 8.º mês, passou a ser Augustus em homenagem a César Augusto.
Em 1582 o Papa Gregório XIII seguindo as instruções do Concílio de Trento decretou através da Bula papal que após dia 04/10/1582 o dia seguinte seria 15/10/1582, e utilizaram a evolução do calendário Juliano o calendário Gregoriano (que utilizamos até hoje no ocidente) o que causou grande alvoroço e desconfiança.
As festas de ano novo iniciavam com o equinócio de primavera e duravam até o início de abril, o que também foi alterado para 1.º de janeiro, data que determinaram como início do ano civil, portanto quem continuava utilizando o calendário antigo, ignorando sua revogação, passaram a ser chamados de Tolos por comemorarem uma data Mentirosa, isso ocorreu em muitos países na Europa que demoraram para aderir ao novo calendário, pois não aceitavam a Bula Papal, por não reconhecerem a autoridade do papa.
Para os astrólogos, Áries representa o início e, por esse motivo, comemoram o ano novo no momento que o sol inicia sua passagem pelo signo de Áries.
Paz e Prosperidade Sempre!
Equipe Arcanus Consultores
Fontes:“Os nódulos lunares - Astrologia cármica vol.I de Martin Shulman”
“Conhecimento da Astrologia - Anna Maria da Costa Ribeiro”
“Astronomia e Astrologia - Hélio Amorin”