Saiba tudo sobre a Ametista.

A Ametista é um cristal de quartzo com coloração que vai do roxo ao violeta-claro, por sua beleza, finalidades protetivas e facilidade em encontrar, é um cristal muito popular, não apenas no Brasil, mas mundialmente.

Índice

1 Simbologia da Ametista

2 Como limpar sua ametista?

3 Como energizar sua  Ametista?

4 Como ativar a ametista?

5 Como usar a ametista?

6 Ametista: Proteção e campo de atuação energética

7 Signos, profissões, Planetas associados a Ametista

8 O que é drusa de ametista?

9 Como a Ametista pode me ajudar?

10 Ficha técnica

11 Países de Origem

12 Dicas e curiosidade finais sobre a Ametista

 

Utilizada desde a antiguidade com inúmeras finalidades, por clérigos, profetas, como adornos pessoais como joias, colares, anéis, cetros e até coroas, neste último, acreditavam que quando associada ao ouro e colocada sobre a cabeça do rei, amplificava a conexão do soberano com o Divino, favorecendo suas decisões.

Na ornamentação de ambientes, na fabricação de talismãs e amuletos mágicos. Moisés ao ser instruído sobre quais as características as vestes sacerdotais deveriam ter, foi indicado para colocar 12 cristais no peitoral,  cada um representando as 12 tribos de Israel,  e um desses era a Ametista, essa informação pode ser confirmada no segundo livro da Bíblia, Êxodo: 39:12 “na terceira, um jacinto, uma ágata e uma ametista”.

É um cristal muito apreciado no meio esotérico e místico, devido sua amplitude de ação, por sua alta vibração que aguça a percepção espiritual, seu valor acessível e a facilidade com a qual é encontrado. 

Atualmente é vastamente utilizada por profissionais em cristaloteraperia, litoterapia, no feng shui, por leigos que mesmo não conhecendo suas aplicações, intuitivamente optam pela pedra.

Embora seja um dos cristais mais comuns que existem, é muito procurada por colecionadores. Atualmente está cada vez mais difícil encontrar peças com mais de 1 metro de diâmetro devido ao alto índice de extração.  

 

Simbologia da Ametista

A origem etimológica da palavra ametista segundo o dicionário Michaelis, vem do idioma grego da palavra “améthystos” — “a”= prefixo grego de negação e “methystos” = bêbado.

Contam que os gregos e romanos, colocavam a pedra em copos e taças, pois acreditavam que a Ametista evitava a embriaguez e protegia contra intoxicação.

Há um suposto mito grego  muito difundido na internet, porém não localizamos fontes confiáveis, nem aparo em alguns livros sobre mitologia, mas que relata um episódio entre o deus Dionísio e uma ninfa de nome Ametista,  muitos amantes de vinho atualmente recorrem ao cristal enquanto apreciam a bebida.

 

"Dionísio por estar irritado com Artemis ordenou que a primeira pessoa que fosse visitá-la em seu templo fosse atacada por suas feras. A primeira moça a visitar Artemis, foi a jovem Ametista que foi morta pelas feras de Dioniso. A deusa sentiu pena da moça e a transformou em uma coluna transparente, e Dioníso arrependido do que havia causado jogou vinho sobre a coluna deixando-a com tons arroxeados."

A pedra é símbolo de: Proteção, Elevação da consciência, Transmutação, Conexão espiritual e Sabedoria.

 

Como limpar sua ametista?

Limpeza com água e sal: dissolva uma colher de chá de café em 200ml de água, aumente a quantidade conforme o tamanho da peça, mergulhe o cristal nessa mistura e deixe submerso de 10 a 30 minutos, retire e lave com água corrente.

Limpeza com água: apenas lave de 1 a 2 minutos em água corrente.

Limpeza com Selenita: a Selenita é um cristal que não absorve energias, mas possui a capacidade de transformá-las. Há 2 formas de realizar a limpeza:

1.º Será necessário um cristal de Selenita e uma ponta de Quartzo branco, disponha sobre uma base reta que ninguém mexa, o Quartzo com a base virada para Selenita e a ponta para Ametista deixe de 30 minutos a 2 horas.

2.º  Coloque a selenita e a Ametista, se não for possível colocar a Ametista por cima, coloque ao lado, deixe de um dia para outro.

Limpeza com incenso: escolha entre os seguintes incensos, alecrim, sálvia branca, arruda, benjoim ou cânfora. Defume o cristal com a fumaça do incenso, não é necessário ficar passando até o incenso finalizar, passe por alguns minutos, depois coloque o cristal na direção da fumaça. 

Obs.: No caso do seu cristal estar cravejado, colado ou grudado em alguma peça, siga as instruções do fabricante para realizar a limpeza, principalmente metais e madeiras para não danificar a peça.

Dica: Drusas são autolimpantes, limpe apenas quando chegar da loja ou para retirar poeira ou sujeiras eventuais.

 

Como energizar sua  Ametista?

Energizar no sol — deixe em contato com a luz solar por no máximo 10 minutos, ametistas não gostam de calor, o sol desbota ou altera sua coloração.

Energizar na lua — prefira as luas crescentes e cheias, deixe seu cristal por 1 uma noite ao relento.

Energizar na chuva — coloque sua ametista, em local seguro para receber água da chuva.

Energizar na terra — coloque sua pedra em vaso junto a uma planta ou no seu jardim, deixe por 1 dia, mas sem ficar exposta à luz solar.

Outras formas de energizar: em cachoeiras, no mar, na mata, em locais de elevada energia, como chapadas, santuários, locais sagrados. Tome todos os cuidados necessários para não perder seu cristal, uma ótima dica para cachoeiras e mar, utilize sacolinhas de tecido bem fino, para colocar seus cristais dentro.

 

Como ativar a ametista?

A Ativação do seu cristal nada mais é que programá-lo para um objetivo, mas é importante que saiba, cada cristal trabalha de acordo com seu campo específico de atuação e de frequência.

Em todos os reinos existem formas peculiares de vida e inteligências, o reino mineral é o da atração, o reino vegetal da sensação, o reino animal do instinto e o reino hominal do livre arbítrio, pensamento contínuo e razão. 

Primeiro limpe seu cristal, conforme explicado neste artigo, depois segure-o com as duas mãos, traga-o próximo a você e deixe-o entre a boca e o coração, mentalize a finalidade, feche os olhos e sussurre por 3 vezes.

 

Como usar a ametista?

Uma pedra extremamente poderosa, possui uma vibração altamente espiritual, se quando está meditando sua mente costuma divagar, ela favorece a concentração durante a meditação, durma com uma Ametista para favorecer experiências extracorpóreas e sonhos intuitivos.

Quando as ideias vêm em blocos e você não consegue organizar, ela ajuda a assimilar, organizar novas e melhores ideias, no estabelecimento metas realistas e alcançáveis, colocar ideias em prática, facilita a tomada de decisões estimulando a praticidade. 

Sairá para algum lugar que terá muita bebida alcoólica? Coloque uma ametista no bolso. 

Precisa de proteção e foco no ambiente de trabalho? Use um enfeite de ametista sobre a mesa, ou um colar.

Quer estimular seu chakra frontal? Coloque entre a sobrancelha.

Uma drusa próxima à entrada da casa, evita a entrada de energias deletérias.

Coloque um cristal na sua garrafa de águas, porém é preciso ter atenção, pois dependendo do tamanho da pedra, corre o risco de engolir com a água, o que pode trazer consequências perigosas e desagradáveis, mas se for mais desatenta(o), há no mercado abundantemente, garrafas que possuem um cristal dentro.

Formas de incluir  a ametista no seu dia a dia, é incluir nos acessórios, como, pingente, colar, brincos, anéis, pulseiras, peças decorativas, vale investir em mais de um tipo de tamanho e formato que atendam às suas diferentes necessidades.

Você encontra a ametista em vários formatos, o cristal no estado bruto, como drusa, capelas e geodos, pedras roladas polidas que é um processo onde ela tem, como próprio nome diz, suas arestas polidas, deixando sua superfície lisa e suave, e as lapidadas, peças selecionadas por cor e qualidade de pureza para  utilização  de confecção de joias finas de alto custo.

 

 Ametista: Proteção e campo de atuação energética

1.º Protege de ataques psíquicos

Os ataques psíquicos são pensamentos negativos, julgamentos, raiva, inveja, situações que ficaram mal entendidas, desejo de vingança, que podem ser emanados, por pessoas encarnadas ou desencarnadas, esses ataques proporcionam tristeza, sentimento de culpa, insatisfação e cansaço decorrente da drenagem energética.

 

2.º Bloqueia as energias negativas do ambiente

Os ambientes que vivemos e interagimos, são impregnados de conteúdo consciencial negativo, seja nosso ou de outras pessoas, todas as brigas, discussões, insatisfações, reclamações, pragas lançadas, palavras de maldição, tudo isso fica estagnada no ambiente, como raramente realizamos uma mudança consciente em nossa conduta dificilmente esses conteúdos são dissipados,  e influenciam negativamente sobre todos que interagem no mesmo ambiente, em maior ou menor intensidade.

 

3.º Prevenir a embriaguez e vícios de todos os tipos

Os vícios, têm origem em distúrbios psíquicos, químicos e espirituais, como atua nos 3 campos, ela diminui os fatores que influenciam o consumo excessivo de álcool e influenciações externas e internas (mentais) para consumo exagerado seja, de origem alimentar, conteúdos midiáticos, comportamentos desregrados e o que mais for considerado um vício.

 

4.º Melhora o foco e a memória

Nosso foco  é geralmente prejudicado pelo excesso de preocupações,  pela dificuldade de ficarmos concentrados no presente, sempre estamos com mil coisas na cabeça e quando nosso foco está dissipado a memória é afetada.

 

5.º Protege contra pesadelos

Quando dormimos interagimos com as esferas sutis e espirituais, além de evidenciarmos  nossas preocupações no campo da matéria, nesse momento, podemos viver nossos medos, baixando nossa vibração, permitindo aproximações negativas que estimulem ainda mais pesadelos.

 

6.º Equilibra oscilações emocionais, dissipa raiva, ódio, medo e ansiedade

Como tudo é energia, nossas emoções têm ação imediata no nosso campo energético, ela age como um filtro que impede que essas oscilações ocorram, compensando nossa invigilância e desequilíbrio, as quais  favorecem essas oscilações, seja alimentando pensamentos que não deveríamos, seja por distúrbios como ansiedade,  seja pela atuação de terceiros.

 

7.º Ajuda suportar perdas

Favorecendo a compreensão da impermanência e continuidade da vida espiritual, nos aproxima das realidades múltiplas, trazendo conforto e paz.

 

8.º Estimula sabedoria, conexão espiritual, intensifica a intuição

Criando um elo entre nós e os bons espíritos, mentores e amparadores,  deixando-nos suscetíveis às mensagens, inspirações e estímulos positivos que eles nos enviam a todo momento.

 

9.º Transmuta energias inferiores

Faz com que as energias mudem de padrão, transformando energias inferiores em superiores de maneira alquímica.

 

10.º Para mente, estimula ou acalma, conforme necessidade

Devido a essa capacidade de transmutação no padrão vibratório desestabilizado, sua atuação é manifestada consoante a nossa necessidade.

 

11.º Aumenta motivação

Com a eliminação das energias negativas, melhora nas funções mentais, transmutação das energias, automaticamente, nosso estado de disposição é melhorado.


 

Signos, profissões, Planetas associados a Ametista

Todos os signos podem se beneficiar com uso da ametista, mas os que são mais sensíveis aos seus resultados são:

Peixes, Câncer, Escorpião e Sagitário.

Profissões: assistente social, filósofo, licenciado ou bacharelado em geografia, jornalista, licenciado ou bacharelado em letras, teólogo, bibliotecário, design de moda, dietista, gastronomia, hotelaria e turismo, pedagogia, sociologia.

Planetas: Júpiter e Netuno

 

O que é drusa de ametista?

A drusa é a pedra em seu estado bruto. Definição encontrada no site do site Shop dos Cristais:

Drusa significa incrustação de cristais no interior de um mineral que lhes é estranho”. Na prática, podemos defini-la como um agrupamento de diversas pontas de cristais que compartilham uma mesma base.

As drusas são excelentes opções para dispor em ambientes, pois além de não necessitarem de limpeza constante, protegem, melhoram a vibração e dão um charme muito especial ao ambiente.

 

Como a Ametista pode me ajudar?

Atualmente é de conhecimento geral como terapias complementares ajudam na cura de doenças.

Atenção, o nome é justamente terapia COMPLEMENTAR, pois atua como complemento no tratamento, podendo ser feita em conjunto sem atrapalhar ou prejudicar esse, sua atuação é no nível sútil e energético, por isso, NÃO substitui as orientações e acompanhamento do médico.

 

Estimula produção de hormônios; 

Regulariza funções endócrinas e metabolismo;

Fortalece os órgãos excretores;

Melhora o sistema imunológico;

Alivia dores físicas, emocionais e psicológicas;

Ameniza dores de cabeça;

Reduz inchaços;

Auxilia na cura de doenças do pulmão e trato respiratório;

Problemas de pele;

Distúrbios no trato digestivo;

Eliminação de parasitas.

 

Ficha técnica

Dureza: 7  mohs

Composição química: SIO2 (Óxido de Silício), mas é possível encontrar sílica, dióxido de ferro, manganês, titânio, cálcio, magnésio e traços com cromo.

Sistema Cristalino: Hexagonal (trigonal), prismas na maior parte das vezes.

Fluorescência: Fraca

Quando exposta ao calor cerca de 500 °C, a ametista torna-se amarela sendo comercializada como “ametista queimada”, citrino, porém não o é.

Sua coloração vai do roxo ao lilás claro e é proveniente de impurezas de ferro trivalente e interações químicas entre ferro e alumínio.

Densidade relativa: 2,65

 

Países de Origem

A Ametista é encontrada  em muitos locais pelo mundo, mas os principais são os Estados Unidos, Grã-Bretanha, México, Sri Lanka, Sibéria, Canadá, África Oriental, Rússia, Índia, Uruguai e Brasil.

Até o século XVIII era um pedra de alto valor comercial, comparado ao diamante, porém após a descoberta jazidas no Brasil com abundância de Ametista, seu valor foi rebaixado e sua classificação também, de pedra preciosa, passou para pedra semi-preciosa.

 

Dicas e curiosidade finais sobre a Ametista

Se o seu cristal quebrar, descarte na natureza, não fique utilizando cristais quebrados, quando ele quebra é um indicativo que cumpriu sua função, que trabalhou com uma energia que exigiu muito dele, uma boa forma de dar uma nova função a ele é colocando em vasos de plantas.

No Sul do país, na cidade de Ametista do Sul, na região Noroeste do Rio Grande do Sul conhecida como a capital mundial da Ametista, pela abundância pela qual as pedras são encontradas na região, há restaurantes, hotéis, passeios e entretenimento temáticos relacionados ao cristal que dá nome a cidade.

Prefira comprar os cristais pessoalmente, acreditamos que fazemos a escolha do cristal, mas dizem os místicos que o cristal é que nos escolhe.

Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais e contribua para que mais pessoas tenham acesso à informações de qualidade.

 

Veja em nosso Blog outros conteúdos sobre Tarot, Numerologia, Runas, Signos, conheça também os Profissionais que realizam consultas esotéricas e leituras oraculares online aqui na Arcanus Consultores.

 

Paz e prosperidade sempre!

Equipe Arcanus

 

Nossos Serviços

Para Quem Busca Autoconhecimento e Métodos Complementares e Alternativos Para Melhoria do Ser

Faça sua consulta aos Oráculos, com Tarólogos, Sensitivas, Ciganas, Numerólogos e muito mais, de onde estiver. CADASTRE-SE

CLIQUE AQUI

Depoimento dos Clientes

Ela não chegou a responder minha pergunta.

CiganaEva

Bom dia

Cabila

Amei, muito bom, voltarei mais vezes????

Marko

otimo

IDUNNA

Não muito detalhista..

MediumAlba

A única questão que levantaria é que aparece no chat como se o profissional tivesse digitando, mas na realidade não está. E acabamos perdendo tempo com isso.

Maggy

Consultei com a Sarita uma pessoa muito agradavel e dinamica. Cada palavra tinha uma vibração incrivil que resoava muita paz e sabedoria. Em BREVE COM CERTEZA PASSAREI CIMELA. Que Deus Abençõe seu Dom

Sarita

Perfeito,direito e educadissimo

Marko

Gostei da consulta????

Sarita

Gratidao

Marko

Ameiiii...s2

Sarita

Chat foi interrompido, mas consegui chamar na sequência, análise da Sarita, trouxe paz e animo novo para meu caminho. Não há como não amar.

Sarita

Sarita é maravilhosa, domina a leitura como poucos, direta e muito clara nas observações e orientações, vale cada minuto.

Sarita

Ela é realmente muito PRECISA! GRATIDÃO que você tenha muito sucesso, E desculpe pelo post anterior é que não havia conseguido conectar , deu erro pelo sistema e depois por minha parte

Maggy

Desculpe mas as duas pessoas que tentei falar gastou um pouco do meu crédito e não vi resposta nada, estou muito chateada

Maggy

a sarita é muito paciente e assertiva. pena o tempo ter acabado

Sarita

Ela é ótima, sempre me ajuda muito. É realista, rápida e objetiva. Sou cliente!

Maggy

Magali é muito profunda nas questões e acertiva, me ajudou com suas palavras. Me ajudou a perceber algo que eu não via antes. Muito boa.

Magali

Victorine me surpreendeu, ela foi bem acertiva quanto ao momento presente

Victorine

Muito boa !! Recomendo!

Maggy

Muito clara e direta. Gostei muito.

Maggy

Maravilhosa! Foi direto ao ponto e respondeu exatamente o que eu precisava ouvir, da melhor maneira possível. Muito obrigada pelo conselho!

Luna

Uma das melhores!

Maggy

Péssimo não fala nada com nada foi péssima a consulta ensinou que meu marido está me traindo que ele está perto de outra ????????????????????

Marko

Bem assertiva, e direta, não enrola com as respostas.

Luna

Foi bem coerente sobre minha personalidade e meu momento atual!

Daniela

Muito querida, voltarei para passar com ela novamente.????

Luna

Objetiva

MediumAlba

Maravilhoso

Marko

Apesar da conexão péssima, foi de grande ajuda. Explicou tudo direitinho ♥️ amei.

Marko

Explica tudo com riqueza de detalhes. Amei ????

Maggy

Precisava de mais tempo Pra esckarecer melhor De qq forma Obrigada Foi o melhor dis atendimentos de hoje Clncluido

Marko

Demora muito a responder O tempo acaba e nao diz praticamente nada

CiganaEva

Impossível não amar uma leitura de Runas com a Surya, Domínio total e muito conhecimento.

Surya

Muito boa e acertiva.

Urania

Muito objetivo e acertivo.

Marko

Muito acertivo

Marko

Nossa!!! Sensacional, Amei...

Surya

Surya foi maravilhosa, sabia já de algumas situações da minha vida por conta de uma análise que fiz com outro oraculista de outro lugar e ela simplesmente falou exatamente as mesmas coisas... Muita competência e sensibilidade para ler as Runas, possui o

Surya

Muito acertivo! Ele acerta todas

Marko

Elói , me tranquilizou muito com sua leitura e dicas, analisou meu momento com maestria , mostrou pontos para serem trabalhados e disse coisas que fizeram muito sentido ao aliar com analises realizadas anteriormente, um Profissional muito habilidoso

Eloi

Achei objetivo,pois esgotou o assunto e não deixou nada pendente

Marko

acerta

Cabila

Amei

BiadeOxum

Otimo

ViviSouza

Ela é nota 10000 acerta tudo

AGNES

Uma mulher porreta ! Ela acertou tudo

BiadeOxum

Maravilhosa direta ótima !

Iris

Gente ! Que tarologa incrível ???? uma energia tão mas tão grande ! Realmente é muita honra poder encontrar seres de tanta luz como ela ! É uma excelente médium !???? gratidão pela consulta ????????????????

Cabila

Maravilhoso ❤️❤️❤️

Marko

Arcanus usa cookies em seu site. Eles são utilizados para coletar informações a fim de melhorar sua experiência em nossa plataforma. Você quer saber mais sobre o que são cookies? Acesse nossa Política de Privacidade! Lembrando então que ao continuar a usar este site sem alterar suas configurações, você concorda com o uso de cookies.