Índice

1 Quem é Shiva?

2 Quem é a esposa de Shiva?

3 Simbolismos na Imagem de Shiva

4 Maha Shivaratri, o que é?

5 Quando acontece o Maha Shivaratri?

6 Como se conectar a energia do Maha Shivaratri?  

 

Quem é Shiva?

Shiva é um dos 3 deuses indianos que compõem a Trimúrti, ou trindade, na religião hindu. 

O Hinduísmo é uma religião politeísta, sua quantidade de deuses possíveis é vasta, porém há as mais conhecidas e cultuadas, e Shiva está entre elas.

A Trimúrti é composta por Brahma que representa a criação, pois ele quem criou o Universo e todos os outros deuses do Hinduísmo, também trouxe o conhecimento, Vishnu representa o equilíbrio entre a força e sustentação do Universo é responsável por trazer ordem ao caos e Shiva representa o poder de destruição e transformação, conhecido também como o deus da meditação, yoga, tempo e dança.

No mundo ocidental a destruição tem uma conotação negativa, mas no Hinduísmo a destruição é necessária para existir transformação, sem a destruição nada se faz novo.

A realização e prática do yoga traz a transformação espiritual, removendo a ignorância, destruindo o Ego e construindo o novo ser, iluminado pelo conhecimento.

 

Quem é a esposa de Shiva?

Foto Crédito:https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/8/8c/Divine_family.jpg

Parvati é a segunda esposa de Shiva, sendo a reencarnação da primeira esposa, Sati, deusa da fertilidade e devoção, da harmonia, da beleza, das mil faces, do amor, dos filhos do poder divino e da sabedoria, com Lakshmi e  Saraswati, forma a trindade (Tridevi) feminina do Hinduísmo.

Mãe de Ganesha e Skanda, é uma deusa benigna, entre suas manifestações há aspectos sombrios, como Durga e Kali, onde Durga manifesta o amor maternal guerreiro, Kali representa justiça violenta com sede de sangue, da morte e do tempo. 

Os deuses hindus possuem muitas manifestações, atributos e aspectos diversos.

 

Simbolismos na Imagem de Shiva

Foto Crédito:https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/1f/Lord_shiva_google.jpg

Serpente no pescoço — Simboliza o domínio sobre as tendências materiais inferiores e a perniciosidade do Ego, ao dominar essas energias inerentes ao chakra básico, há a subida da energia kundalini, que ativa todos os outros centros de energias (chakras), e produz um estado elevado de consciência (samadhi), a serpente é o símbolo do conhecimento e superação do ciclo de morte e renascimento (reencarnação).

Lua crescente — Simboliza expansão, fertilidade e domínio sobre o tempo e os ciclos, a conquista do controle da mente e está além das emoções.  

Tridente (Trishula) — Instrumento de transcendência das 3 tendências (gunas) de comportamento, sattva é pureza e harmonia, raja paixão e movimento e tamas inércia e putrefação.

Arco em chamas — Círculo representando a roda das encarnações, fogo poder de transmutação, transforma e altera o estado das coisas, vencimento sobre o ciclo de reencarnação.

Cinzas sobre o corpo — Indica que já passou pelo processo de transmutação

Terceiro olho — Símbolo do despertar da consciência e percepção de outras dimensões, que destrói todo o mal causado pela ignorância.

Tambor (Damaru) — Símbolo da criação. É  o som de onde todas as linguagens são formadas, é a vibração,  ritmo e as energias da criação do Universo (Om).

Rio sagrado Ganga (Ganges) — Do coque em torvelinho no alto de sua cabeça jorram as águas do rio Ganges que escorrem pelos cabelos que diminuem a força de destruição das águas (emoções) sobre a Terra, para que os homens acessem seu poder.

Dança cósmica (Shiva Nataraj) — Simboliza a dissolução e nascimento do Universo, dança que destrói as tendências negativas para que o novo possa surgir.

Linga ou Lingam — Representa o instrumento de criação, seu aspecto é de um falo estilizado, símbolo da força vital masculina, atravessando ou penetrando uma Yoni órgão sexual feminino, significa a união e presença das polaridades no poder de criação. Pode representar também o próprio atributo sem forma de Shiva.    

 

Maha Shivaratri, o que é?

É um dia sagrado comemorado anualmente em reverência ao deus Shiva.

Seu significado literal é “A grande noite de Shiva” —  Maha = Grande; Shiva= o deus; Ratri= noite.

Na maioria dos festivais comemorados na religião Hindu, há muita festividade, mas o Maha Shivaratri difere, pois, neste dias as práticas espirituais são mais contemplativas e reverenciais, nesta noite são realizadas vigílias, orações, entoação de mantras, jejum durante o dia, meditações e oferendas durante a noite.

Este é um momento de purificação, de conexão com o poder de transmutação de Shiva, para destruir, eliminar, tudo que precisa ser modificado,  para que o novo seja construído, as coisas e situações transformadas. 

Devotos fazem longas viagens para os principais locais de peregrinação, acreditam na presença literal de Shiva em suas várias representações físicas, seja na representação abstrata de uma linga ou figuras antropomórficas, que são adornadas com flores, perfumadas com sândalo, vestidas com tecidos

Cinco ofertas sagradas de uma vaca são despejadas sobre o linga sendo, leite, leite azedo, urina, manteiga e esterco.

Em seguida, os cinco alimentos da imortalidade, leite, manteiga clarificada, requeijão, mel e açúcar, são colocados diante do linga.

Na maioria dos santuários dedicados a Shiva, o linga é banhado, vestido e enfeitados com flores e incenso, várias substâncias como pasta de sândalo, leite, mel e purê de frutas podem ser derramadas sobre ele como oferendas.


 

Quando acontece o Maha Shivaratri?

Em 2022 este dia será 1 de março.

 

Não existe uma data fixa, pois o festival é realizado no dia mais escuro antes do início da primavera no Hemisfério norte, este dia é o 1.º dia e noite de lua nova, a lua escura, que antecede a primavera, geralmente ocorre entre fevereiro e março.

Este momento é importante, pois é considerado o casamento entre o material e espiritual, proporcionando a oportunidade de superação da ignorância e escuridão existente no interior de cada um.

 

Como se conectar a energia do Maha Shivaratri?    

Realizar jejum: O recomendado é consumir neste dia apenas frutas, verduras frescas, secas e água, não ingerir nada de origem animal, dessa forma a energia pessoal fica sutilizada facilitando os processos meditativos.

Meditar  de noite: Este é o ápice da escuridão, proporcionando o acesso à luz do espírito.

Acender incensos: Opte pelo sândalo.

Cante o mantra de Shiva: Om Namah Shivaya Esse mantra é poderoso e pode ser realizado sempre que sentir vontade durante a meditação.

 

Significado de Om Namah Shivaya[1]

Este mantra é frequentemente traduzido como “adoração a Shiva”, “Eu me curvo a Shiva” ou “Eu me curvo ao eu interior”.

Om Namah Shivaya também é referido como o mantra de cinco sílabas ou mantra Panchakshara porque tem cinco sílabas (Na-Ma-Shi-Va-Ya) que são precedidas pelo Om ou Aum. As cinco sílabas representam os cinco elementos da terra (Na), água (Ma), fogo (Shi), ar ou vento (Va) e espaço ou céu (Ya).

Shiva é uma das três principais divindades do hinduísmo que governa a energia da transformação. Ele representa o caminho iluminado do yoga e é dito que ajuda seus devotos a superar paixões mundanas, como ganância, raiva e luxúria. Shiva é retratado como um yogue renunciante de pele azul, que na maioria das vezes está em profunda meditação no topo do Monte Kailash.

Vejamos o significado simbólico do canto com mais detalhes. 

Om/Aum – Antes que o universo viesse à existência, havia um vazio sem vibração alguma. A vibração que veio desse vazio deu início ao mundo, que é conhecido como Om. Isso é considerado um mantra bija ou semente que dá um impulso de poder e energia ao restante do mantra.

Namah – Isso se traduz em reverenciar, orar ou honrar. É uma forma de respeito, homenagem e adoração à energia de Shiva.

Shivaya – Esta é uma variante da palavra Shiva. Isso pode se referir ao eu interior e à consciência universal. Também pode invocar um ou mais dos traços e qualidades conhecidos de Shiva.

 

Subjacente a este mantra está um grande segredo.

À medida que cantamos as cinco sílabas Namah Shivaya, os cinco elementos que compõem o corpo são purificados.

Cada sílaba purifica seu elemento correspondente.

Enquanto o corpo e a mente não forem completamente puros, não poderemos nos beneficiar plenamente de nossa prática espiritual

. Portanto, repetimos Om Namah Shivaya para ajudar a limpá-los.

PARAMAHAMSA MUKTANANDA

 

 

 

Uma Ótima Maha Shivaratri,

Paz e Prosperidade Sempre!

Equipe Arcanus Consultores.

 

Fonte:https://japamalabeads.com/meaning-of-om-namah-shivaya/ [1]

https://www.sadhanayoga.com.br/maha-shivaratri/

https://madhu-vidya.blogspot.com/2020/01/shaivismo.html

Mantra:Om Namah Shivaya

Nossos Serviços

Para Quem Busca Autoconhecimento e Métodos Complementares e Alternativos Para Melhoria do Ser

Faça sua consulta aos Oráculos, com Tarólogos, Sensitivas, Ciganas, Numerólogos e muito mais, de onde estiver. CADASTRE-SE

CLIQUE AQUI

Depoimento dos Clientes

Ela não chegou a responder minha pergunta.

CiganaEva

Bom dia

Cabila

Amei, muito bom, voltarei mais vezes????

Marko

otimo

IDUNNA

Não muito detalhista..

MediumAlba

A única questão que levantaria é que aparece no chat como se o profissional tivesse digitando, mas na realidade não está. E acabamos perdendo tempo com isso.

Maggy

Consultei com a Sarita uma pessoa muito agradavel e dinamica. Cada palavra tinha uma vibração incrivil que resoava muita paz e sabedoria. Em BREVE COM CERTEZA PASSAREI CIMELA. Que Deus Abençõe seu Dom

Sarita

Perfeito,direito e educadissimo

Marko

Gostei da consulta????

Sarita

Gratidao

Marko

Ameiiii...s2

Sarita

Chat foi interrompido, mas consegui chamar na sequência, análise da Sarita, trouxe paz e animo novo para meu caminho. Não há como não amar.

Sarita

Sarita é maravilhosa, domina a leitura como poucos, direta e muito clara nas observações e orientações, vale cada minuto.

Sarita

Ela é realmente muito PRECISA! GRATIDÃO que você tenha muito sucesso, E desculpe pelo post anterior é que não havia conseguido conectar , deu erro pelo sistema e depois por minha parte

Maggy

Desculpe mas as duas pessoas que tentei falar gastou um pouco do meu crédito e não vi resposta nada, estou muito chateada

Maggy

a sarita é muito paciente e assertiva. pena o tempo ter acabado

Sarita

Ela é ótima, sempre me ajuda muito. É realista, rápida e objetiva. Sou cliente!

Maggy

Magali é muito profunda nas questões e acertiva, me ajudou com suas palavras. Me ajudou a perceber algo que eu não via antes. Muito boa.

Magali

Victorine me surpreendeu, ela foi bem acertiva quanto ao momento presente

Victorine

Muito boa !! Recomendo!

Maggy

Muito clara e direta. Gostei muito.

Maggy

Maravilhosa! Foi direto ao ponto e respondeu exatamente o que eu precisava ouvir, da melhor maneira possível. Muito obrigada pelo conselho!

Luna

Uma das melhores!

Maggy

Péssimo não fala nada com nada foi péssima a consulta ensinou que meu marido está me traindo que ele está perto de outra ????????????????????

Marko

Bem assertiva, e direta, não enrola com as respostas.

Luna

Foi bem coerente sobre minha personalidade e meu momento atual!

Daniela

Muito querida, voltarei para passar com ela novamente.????

Luna

Objetiva

MediumAlba

Maravilhoso

Marko

Apesar da conexão péssima, foi de grande ajuda. Explicou tudo direitinho ♥️ amei.

Marko

Explica tudo com riqueza de detalhes. Amei ????

Maggy

Precisava de mais tempo Pra esckarecer melhor De qq forma Obrigada Foi o melhor dis atendimentos de hoje Clncluido

Marko

Demora muito a responder O tempo acaba e nao diz praticamente nada

CiganaEva

Impossível não amar uma leitura de Runas com a Surya, Domínio total e muito conhecimento.

Surya

Muito boa e acertiva.

Urania

Muito objetivo e acertivo.

Marko

Muito acertivo

Marko

Nossa!!! Sensacional, Amei...

Surya

Surya foi maravilhosa, sabia já de algumas situações da minha vida por conta de uma análise que fiz com outro oraculista de outro lugar e ela simplesmente falou exatamente as mesmas coisas... Muita competência e sensibilidade para ler as Runas, possui o

Surya

Muito acertivo! Ele acerta todas

Marko

Elói , me tranquilizou muito com sua leitura e dicas, analisou meu momento com maestria , mostrou pontos para serem trabalhados e disse coisas que fizeram muito sentido ao aliar com analises realizadas anteriormente, um Profissional muito habilidoso

Eloi

Achei objetivo,pois esgotou o assunto e não deixou nada pendente

Marko

acerta

Cabila

Amei

BiadeOxum

Otimo

ViviSouza

Ela é nota 10000 acerta tudo

AGNES

Uma mulher porreta ! Ela acertou tudo

BiadeOxum

Maravilhosa direta ótima !

Iris

Gente ! Que tarologa incrível ???? uma energia tão mas tão grande ! Realmente é muita honra poder encontrar seres de tanta luz como ela ! É uma excelente médium !???? gratidão pela consulta ????????????????

Cabila

Maravilhoso ❤️❤️❤️

Marko

Arcanus usa cookies em seu site. Eles são utilizados para coletar informações a fim de melhorar sua experiência em nossa plataforma. Você quer saber mais sobre o que são cookies? Acesse nossa Política de Privacidade! Lembrando então que ao continuar a usar este site sem alterar suas configurações, você concorda com o uso de cookies.